Texto enviado por Roberth Alexandre. Professor e diretor de teatro, trabalha em uma grande rede de ensino particular.

 

O dia da missão mais nobre e menos reconhecida.

A incrível e difícil profissão tem sua comemoração no dia 15 de outubro, quero escrever para os professores que são sim os verdadeiros heróis da nação, mas sabemos também que existem aqueles professores que devido ao desgaste e desmotivação não querem nada com nada.

Para você professor que só reclama e não faz nada para ser um professor melhor, você professor que deixa sua sala sozinha, professores especialistas que pegam as turmas com dez minutos de atrasos e devolvem dez minutos adiantados, tomem vergonha na cara! Existem professores que podem honrar a missão que fora dado à vocês e que hoje não as valorizam simplesmente por estarem acomodados, se você é um professor acomodado, saia desse sua zona de conforto, move-se em direção do se melhor ou renuncie e dê espaço para quem irá encarar tal responsabilidade de forma extraordinária.

Já para você professor lutador, motivado, professor que prepara suas aulas com estratégias diferenciadas para cativar a atenção de cada aluno, professor que não se deixa abater-se por falta de reconhecimento e valorização, professor que salva cada aluno diariamente do monstro da falta de conhecimento. A vocês não existem palavras que possam expressar toda a gratidão que temos sobre vocês, agradecemos por nos formar e presentear-nos com o conhecimento. Nossa cultura jamais irá nos reconhecer como heróis, somos professores e isso nos basta.

No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro decretou ensino em todos os vilarejos, estabelecendo assim o primeiro dia dos professores, entretanto somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor. Hoje enquanto professor que sou, acredito que só cabe a mim ser o melhor para cada aluno que tenho, não fico vomitando as dificuldades que encontro na educação para servir de “muletas” para fazer um trabalho ruim ou não enxergar as dificuldades dos meus alunos, eu escolhi ser professor e essa escolha eu faço todos os dias quando eu acordo.

Sei que você professor, também faz essa escolha todos os dias, então já que você escolheu ser quem és e exercer tal profissão, seja o melhor. O reconhecimento do primeiro dia dos professores só veio depois de 120 anos após o real decreto. Nossa cultura tarda em nos reconhecer, entretanto isso não é motivo pra não darmos 101% do que somos aos nossos alunos. Motiva-se e honre quem és e principalmente a profissão que escolhes diariamente, somos heróis que ao invés da capa, usamos os livros para voar sobre a liberdade da descoberta e do conhecimento.

Roberth Alexandre.

dia-dos-professores
A missão mais nobre porem menos reconhecida